segunda-feira, 11 de junho de 2012

VOCÊ CONHECE AS DIFERENÇAS ENTRE LAGO ORNAMENTAL E ESPELHO D'ÁGUA?




            Muitas vezes percebo clientes se equivocarem quando falamos em projetos para esse tipo de ambiente. Ficam até mesmo com dúvidas, ora falando em lago, ora falando em espelho d’água na primeira entrevista. Quando isso acontece trato logo de esclarecer para que eu possa efetivamente elaborar um projeto que venha atender às expectativas quanto ao projeto. 
            A primeira questão é saber se a intenção do cliente é ter animais aquáticos como tartarugas, peixes . Se a resposta for positiva já temos aí um diferencial. Primeiramente porque necessitamos criar um habitat muito parecido com o natural. Para isso necessitaremos de uma estética parecida com a que presenciamos na natureza: pedras naturais bem posicionadas, plantas aquáticas para abrigo,desova e  fornecimento de alimentos, queda d’água para um efeito sonoro agradável. Outro fator importante é a água onde os animais devem sobreviver em condições  salubres. É aí que o sistema de filtragem tem um papel importante. Animais produzem matéria orgânica que precisa ser degradada. E os equipamentos específicos para lagos como filtro biológico, filtro ultravioleta e bomba d’água submersa devidamente dimensionados para o tamanho do lago que se deseja é que cumprirão essa tarefa. 
            E o espelho d’água ???... 
         Bom, se o lago ornamental é um ambiente propício para criar animais aquáticos, já podemos deduzir que no espelho d´água isso não ocorre. Ou seja, no espelho d’água não criamos animais, ele servirá apenas para refletir através da água,  podendo até ter uma certa movimentação. O próprio nome já é sugestivo- espelho d´água. O sistema de filtragem mais adequado é o mesmo que utilizamos para lago ornamental, podendo ser um pouco menos potente. Alguns profissionais até usam filtros e bombas para piscina. Não é interessante, visto que a bomba normalmente é barulhenta e  isso gera um certo incômodo. Há a necessidade de uso de cloro e a filtragem deixa de ser biológica e  com isso se o cliente em algum momento  tentar colocar animais, terá sérios problemas como perda da espécie e mal-cheiro da água.          

         O mais importante nisso tudo é o profissional diferenciar estes dois termos para que o cliente possa expor exatamente o que deseja: se um lago ornamental ou um espelho d’água. Com isso o projeto será eficiente: o cliente ficará satisfeito e o profissional não terá dores-de-cabeça.
          Boa sorte...

          Contrate um profissional...

Nenhum comentário:

Postar um comentário