quinta-feira, 17 de novembro de 2011

DICAS PARA CONSTRUÇÃO DO PERGOLADO




Posicionamento do pergolado :
Quando o objetivo é criar um lugar sombreado, recomenda-se projetar com base nas coordenadas do Sol, sendo assim, as vigas necessitam estar no sentido Leste-Oeste.
o pé-direito não pode ser inferior a 2,30 m”.
O material mais utilizado na construção de pergolado é a madeira aparelhada, ou seja, que passou por um acabamento em plaina para se  obter uniformidade nas dimensões e melhor acabamento superficial.
Madeiras duras são as mais indicadas, que segundo a NBR 7190 (norma de utilização da madeira), são aquelas da classe C60 de resistência. Isso quer dizer que suas fibras são tão entrelaçadas, com poucos espaços vazios, que as tornam impermeáveis, evitando o acúmulo de água em seus poros e, consequentemente, impedindo seu apodrecimento.  Fazem Parte dessa categoria: itaúba, ipê, cumaru, garapeira, maçaranduba, piquiá e jatobá. As madeiras da classe C60 não precisam de tratamento para ficarem expostas na área externa, resistindo muito bem às intempéries. Porém, de qualquer forma, recomenda-se  passar um produto impermeabilizante do tipo stain (próprio para esse material) para ajudar na proteção contra a água e os raios solares.
Espécies, como cumaru, ipê e itaúba, soltam resina e podem manchar o piso e a parede. Aconselha-se usar um verniz isolante específico para madeiras resinosas antes de passar o stain ou substituí-lo pelo verniz náutico, que cria uma película de vedação. Ambos não interferem nas características de textura do lenho.
Como o tempo a  exposição constante ao sol oxida a madeira, que fica acinzentada. Para conservar a coloração natural e também protegê-la contra a entrada de água, basta usar impermeabilizante do tipo stain com filtro solar a cada oito meses. Ao contrário do verniz, esse produto dispensa a necessidade de lixar as peças antes da aplicação.
O eucalipto e o pinus também são muito utilizados, mas é preciso que sejam tratados em sistema autoclave, que previne o apodrecimento. Além de seguir os cuidados para a manter a impermeabilização acima.
Madeiras de demolição, como peroba e jatobá também são excelentes.
Estruturas metálicas, de alumínio e de concreto também são bem vindas. No entanto, como são mais frias, devem ser muito bem inseridas no contexto do projeto ou podem comprometer totalmente a paisagem da área desejada.
As subcoberturas podem ser feitas ainda com esteiras de bambu, taboa, esteiras de vara de eucalipto de, no máximo, 3 a 5 cm de diâmetro, ou de tecidos finos, estampados, com texturas tramadas em faixas e presos nas vigas com ganchos, com criatividade e adequação ao contexto do projeto.
 Instalação do pergolado:
·        No contrapiso de concreto  há a possibilidade de fixação de um pino metálico de uma polegada chumbado no concreto. Fura-se embaixo  do pilar com uma broca de uma polegada e encaixa-se neste pino, tomando o cuidado para a madeira ficar de 1 a 3 cm elevada do chão para evitar o contato com a umidade do concreto. Ao o redor desse pino deve ser feita uma base de concreto para dar sustentação ao pilar.
·        Para o pergolado instalado na terra fazer  uma  vala que  deve ter em torno de 40 cm de profundidade e no fundo possuir um lastro de cimento ou uma camada de brita. Toda a madeira que for enterrada deverá ser totalmente impermeabilizada com tinta asfáltica para impedir seu apodrecimento. O chumbamento deve ser feito com argamassa.

23 comentários:

  1. Olá Boa tarde,
    Vc teria informações sobre locais que vendem essa subcobertura na região de Campinas?

    Att. Anna

    ResponderExcluir
  2. GOSTARIA DE SABER SE UM PERGOLADO DE MADEIRA NA TERRA É DURAVEL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste caso, você deve comprar madeira que tenha passado por um tratamento industrial realizado a vácuo, denominado autoclave. A autoclave é um cilindro que suporta pressão, onde a madeira é introduzida e em seguida os produtos químicos preservativos são injetados.
      A madeira autoclavada pode ser enterrada, pois estará protegida.
      Você pode colocar uma camada de brita embaixo da madeira para ajudar na drenagem da água. Utilize brita tamanho médio .
      Dê uma olhadinha no link a seguir que é bem esclarecedor:
      http://www.remade.com.br/br/revistadamadeira REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°95 - ABRIL DE 2006

      Excluir
  3. muito boa a explanação sobre o assunto... simples e rápida!

    ResponderExcluir
  4. Ola Onde compro pergolado de concreto em campina????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma olhadinha no site abaixo. A empresa tem belos modelos, mas é do Rio Grande do Sul. http://www.betonart.com.br/web/produto/pergolados-de-concreto
      Não conheço nenhuma em Campinas, SP; assim que eu descobrir alguma, posto no blog.
      Abraços

      Excluir
  5. Olá, boa tarde!
    Você saberia me informar se existe algum fornecedor de madeira de demolição na região de campinas?
    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  6. Oi, bom dia!
    Gostaria de saber, se a madeira de jatobá pode ser usada para a montagem de pérgolas?

    ResponderExcluir
  7. Oi , bom dia!
    Você comentou sobre os pergolados de estrutura metálica e concreto deixar o ambiente frio. Pensei que poderia reter o calor quando expostos por mais tempo ao sol e aquecer o ambiente. Você poderia me auxiliar? Meu pergolado vai estar a uma altura de 3 metros. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  8. ola gostaria de ver algumas fotos com sao respectivos tamanhos....

    ResponderExcluir
  9. Bom dia ! Estou construindo um pergolado em minha casa,só que estou percebendo que meu pedreiro está confiante no que faz,
    mas eu desconfio quando leio na net sobre o assunto. Como ele (pergolado) sairá da parede da minha edícula, vi que a madeira (acapú) não pode encostar ou apoiar na parede.Meu projeto é de 7 mts de larg. que serão estes saindo 7 vigas da parede, por 3 mts de comp. que será esta estrura apoiada em duas vigas de 20x20 ,que terá esta uma viga sobre estas de 20x20.Desde de já agradeço.

    ResponderExcluir
  10. Sensacional as explicações! Diretas, objetivas! parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Boa noite. Meu pergolado é de sucupira e pretendo q segure a parreira de uva. Qual material que devo utilizar para impermeabilização sem danificar a parreira?

    ResponderExcluir
  12. Boa noite. Meu pergolado é de sucupira e pretendo q segure a parreira de uva. Qual material que devo utilizar para impermeabilização sem danificar a parreira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Você pode usar Polistein Impregnante. Não deixe entrar em contato direto, logo após a aplicação.
      http://www.sayerlack.com.br/stain-impregnante-premium-polisten-transparente/

      Excluir
    2. Boa noite. Você pode usar Polistein Impregnante. Não deixe entrar em contato direto, logo após a aplicação.
      http://www.sayerlack.com.br/stain-impregnante-premium-polisten-transparente/

      Excluir
  13. Bom dia. Qual o comprimento do ferro que devo usar para ser chumbado?

    ResponderExcluir
  14. Gostaria que me dessem uma ideia de como fixaria as colunas do pergolado em apartamento tipo cobertura(3,5 x 3,5). jweberfilho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, fium pergolado com o pé direito de 3 metros, você acha muito alto? Qual trepadeira ideal para ele?

    ResponderExcluir
  16. Ateliê da madeira em vinhedo . Marcenaria especializada em obras de paisagismo, tais como decks, , pergolados, jardins verticais, etc. Contato 19 9 87635132 ( watts ).

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de saber qual a melhor medida de distanciamento de uma peça para outra na parte de cima do pergolado de madeira?

    ResponderExcluir